O Telegram é um serviço gratuito de mensagem instantânea que conecta pessoas rapidamente, de forma distribuída entre diversos servidores ao redor do mundo.
O aplicativo conta com ferramentas de edição de fotos e vídeos, stickers e emojis animados, temas completamente personalizáveis e uma plataforma aberta de GIFs/stickers. Um diferencial do serviço é a sincronização dos dados, uma vez que os usuários conseguem realizar acessos em diferentes dispositivos simultaneamente. Assim, é possível começar a escrever uma mensagem no tablet e terminar no computador. Isso acontece porque os apps do Telegram são independentes — você nem mesmo precisa manter o seu celular conectado. Além disso, o sistema suporta grupos de conversa com até 200.000 membros, vídeos extensos e documentos de até 2 GB em formatos diversos (.DOCX, .MP3, .ZIP etc.). Os arquivos, assim como o histórico de conversas, ficam armazenados em nuvem, sem ocupar espaço em disco no dispositivo.
Mesmo com todas as funcionalidades e ampla capacidade, toda a plataforma tem uma interface simples e utiliza a menor quantidade de bytes possível, viabilizando o funcionamento do app até nas conexões móveis mais instáveis.
Em relação à segurança, o Telegram tem um completo sistema de criptografia que utiliza a combinação simétrica AES de 256-bits, RSA 2048-bit e troca de chaves seguras Diffie–Hellman.
O serviço também permite que o usuário apague qualquer mensagem que já enviou ou recebeu para ambos os lados, a qualquer momento e sem deixar rastros. Para máxima privacidade existe, ainda, a funcionalidade de Chats Secretos. Com esse recurso, as mensagens, fotos, vídeos e demais arquivos podem ser programados para se autodestruírem nos dois dispositivos.