A plataforma do iFood tem o intuito de apresentar diferentes tipos de estabelecimentos para que os clientes possam comprar as refeições que desejam diretamente pelo aplicativo.
Os restaurantes, carros-chefe do app, são categorizados de acordo com o tipo de comida que oferecem. A plataforma também disponibiliza produtos de outros segmentos, com soluções como o iFood mercado, bebidas, farmácias e pets.
Outro destaque é iFood Shop, uma loja online com tudo o que o restaurante precisa, dos ingredientes às embalagens.
Além de fazer todo o intermédio da venda, o serviço é bastante utilizado para controlar a logística de entrega das mercadorias. Os clientes podem receber o pedido diretamente no endereço indicado, seja por motoristas parceiros do aplicativo ou do próprio restaurante. Outra possibilidade é a retirada dos produtos no restaurante ou em armários de armazenamento temporário localizados em pontos estratégicos (o iFood Box).
Como forma de ter um controle da qualidade, a plataforma, os restaurantes e os entregadores são avaliados pelos compradores.
Os usuários podem buscar pelos itens que desejam usando filtros como: modo de entrega, avaliação, taxa de entrega, distância, tipo de loja, categoria do alimento, preço médio, modalidade de pagamento etc.
Com o uso do app, o histórico de pedidos fica salvo e a plataforma disponibiliza uma lista de lojas recomendadas de acordo com os interesses do consumidor.
No que diz respeito ao iFood Empresas, os principais recursos contemplam:
Vale destacar que o marketing dos restaurantes também é impulsionado pelo IFood. A plataforma disponibiliza funcionalidades para criação de anúncios, promoções e cupons para expandir o alcance das marcas.
As taxas do iFood são cobradas de forma proporcional às vendas realizadas, sendo utilizadas para manter a plataforma e realizar o pagamento dos entregadores.